VENDAS E COLOCAÇÃO DE GESSO E DRYWALL
(41) 3369-7746 (41) 9 9933-4406 Segunda - Sexta: 08h00 - 18h00

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO DRYWALL

Quando você pensa em uma parede, certamente vem à sua mente uma superfície rígida, resistente e robusta, de tijolos e cimento, entretanto, atualmente existe uma solução muito melhor para as construções, nesse artigo vamos conhecer as vantagens e desvantagens doDrywall, que vem sendo cada vez mais utilizada no setor.

O Drywall é cada vez mais encontrado em empreendimento imobiliários novos, esse sistema é utilizado em ambientes externos e internos e é composto por uma estrutura em aço e placas de gesso acartonado que são parafusadas em ambos os lados.

Esse sistema é utilizado no exterior há bastante tempo e chegou no Brasil há aproximadamente 20 anos, de lá pra cá, sua utilização aumentou muito, especialmente por ser um processo limpo, prático, econômico e rápido.

É importante, ao adquirir um imóvel, saber de que são feitas as paredes, isso pode ser facilmente consultado no memorial descritível, que deve contar todo o sistema utilizado em sua construção, e também no manual do proprietário que deve ser entregue ao consumidor, conforme expresso em lei.

 

Drywall,
Drywall,

Se você não recebeu esses documentos, é fácil saber se a parede foi feita em Drywall, basta bater na parede, seu som é oco e surdo. Isso pode fazer com que ela pareça frágil, mas na verdade são muito resistentes graças ao gesso aditivado e o cartão em dois versos.

O pó de gesso utilizado no Drywall vem de uma rocha desidratada que quando entra em contato com líquido vira pedra novamente.

O Drywall é menos rígido que uma parede de alvenaria tradicional, mas quando se fala em edificações com grandes vãos isso não é um problema e sim uma solução.

Por ser mais flexível, o sistema se mostra melhor que as paredes de alvenaria no que tange ao aparecimento de trincas e fissuras devido a movimentações estruturais.

Quando se fala em acústica, o Drywall também apresenta vantagens em relação à alvenaria, já que é possível utilizar lãs minerais ou de vidro entre as placas de gesso, fazendo com que o isolamento do ambiente seja muito mais satisfatório. O mesmo ocorre em relação ao conforto térmico.

 

As principais vantagens e desvantagens do Drywall

Para que as exigências relacionadas a normas de desempenho, especialmente a resistência ao fogo, o Drywall foi ensaiado e testado em diversos laboratórios especializados.

Passou também por inúmeros testes de qualidade antes de se tornar parede de residências, garantindo assim o melhor acabamento, o que não acontece com paredes de alvenaria, já que seu sucesso não depende apenas dos materiais utilizados, mas também da mão de obra.

Outra vantagem do Drywall é que suas reformas são bem mais simples, não é preciso quebrar tudo e construir novamente, basta retirar a parte danificada e substituir por uma nova, muito mais rápido, limpo e barato.

Isso ocorre também quando se precisa fazer uma manutenção nas redes elétricas, hidráulicas ou telefônicas, para isso basta retirar uma parte da placa, que permita a manutenção, e depois coloca-la no lugar. O mesmo não ocorre em paredes de alvenaria, que geram entulho e muita mão de obra.

Por sua composição, o Drywall é mais leve que uma parede de alvenaria, a cada dez caminhões de alvenaria, é necessária apenas um de gesso. Dessa forma, a construção fica muito mais leve e robusta, além de apresentar um custo menor.

Além disso, as paredes de Drywall são mais finas, deixando o acabamento arquitetônico mais racional. Um exemplo disso é que se pode ganhar 5 m² para cada 100 m² de parede, podendo ser utilizado esse espaço com armários embutidos.

Em relação ao acabamento, as vantagens do Drywall são que é possível utilizar tudo que se utiliza em paredes de alvenaria, como pinturas, texturas, papéis de parede, laminados, azulejos e cerâmicas. A diferença, que é uma vantagem é que ela já vem preparada para receber esses acabamentos.

Para isso basta ter cuidado com o rejunte e ficar atento às áreas que requerer impermeabilização para que a placa não entre em contato com água.

Para que o Estou apenas realizando um teste do formulário de contato.

Obrigadoseja mais durável é preciso ter atenção com a manutenção das paredes e das instalações hidráulicas. Em relação à limpeza, pode-se usar os mesmos produtos que no sistema tradicional. Entretanto, deve-se evitar jatos de vapor ou de água, que podem causar danos.

Até aqui só vimos vantagens do Drywall em relação as paredes de alvenaria, mas é preciso tomar alguns cuidados, especialmente em relação às empresas que você escolhe para fornecer o material e também com a mão de obra que deve ser especializada.

Longe das capitais, é um pouco mais difícil encontrar empresas que forneçam produtos especiais para o Drywall, como revestimentos, buchas e outros materiais para reforma e manutenção.

Com as paredes de alvenaria isso não ocorre, já que são muito comuns e em qualquer lugar podemos encontrar alguém que faça esse tipo de serviço sem maiores problemas.

Além disso, esse tipo de sistema não permite que você faça as manutenções por conta própria, já que qualquer erro pode danificar o Drywall e pode tornar necessários a substituição de uma ou mais placas.

Por isso fique atento as melhores empresas da sua região para fornecer tanto o material quanto a mão de obra qualificada para cuidar da sua parede em Drywall.

Agora você já conhece as vantagens e desvantagens do Drywall, percebeu que ele pode ser utilizado nos mais diversos tipos de ambientes, apresentando qualidade, bom preço e ótimo acabamento, além de facilidade na instalação, com muito mais vantagens do que paredes de alvenaria.

Se você gostou do Drywall e quer utilizá-lo em sua construção, reforma ou decoração, MasterWall Sistemas Construtivos apresenta para você a melhor escolha quando se fala em serviços e materiais para sua obra, contando com profissionais especializados e materiais de qualidade.

Fonte: MasterWall

Leave a Reply